1ª Habilitação (Quero ser Condutor)

Obter a Primeira Habilitação (quero ser condutor)

O QUE É ?

A pessoa interessada em obter a primeira habilitação, ou seja, a Permissão para Dirigir (PPD), deve ser aprovada em exame psicológico e de aptidão física e mental, ter conhecimento de legislação de trânsito e exame prático de direção veicular. Os pré-requisitos necessários para iniciar o processo de obtenção da Permissão para Dirigir (PPD), são: 

 Ter 18 anos completos (ser penalmente imputável); Saber ler e escrever;   Possuir documento de identidade ou equivalente;  Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);  Possuir comprovante de residência. 
ETAPAS

 

1 - Preencher o formulário de inscrição

O(A) interessado(a) em obter a Permissão para Dirigir (PPD) deverá preencher o formulário de inscrição inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. 

Para acessar o formulário de inscrição inicial, CLIQUE AQUI e siga as orientações da página direcionada pelo link.

Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.

O cadastro também poderá ser feito pessoalmente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).  

 

2 - Agendar exames Psicológico e de Aptidão Física e Mental 

O(A) candidato(a) residente nos municípios de Vespasiano e Confins poderão realizar o agendamento dos exames médico e psicotécnico de forma digital. Clique no botão abaixo 'Agendamento de Clínica' e preencha o formulário.

Demais candidatos(as) deverão entrar em contato com a Clínica que consta na taxa de inscrição inicial por telefone, ou pessoalmente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). 

Obs.: O agendamento de exame médico e psicotécnico de forma digital está disponível apenas para os municípios de Vespasiano e Confins. Logo tal funcionalidade será expandida para outros municípios. 

AGENDAR CLÍNICA MÉDICA

 

3 - Fazer o Curso Teórico Técnico 

O Curso Teórico Técnico (Curso de Legislação) é obrigatório e o(a) candidato(a) deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. 
Para acesso do(a) candidato(a) às aulas, cada CFC conta com o controle de acesso biométrico. 
Após o término do curso, o(a) candidato(a) deve efetuar o pagamento do DAE da Prova de Legislação e fazer o agendamento do exame.  

Alguns CFCs possuem a opção de realização do curso por meio de aulas remotas. 

 

4 - Realizar prova de legislação 

O agendamento da data da prova, assim como a emissão do DAE, poderá ser feito pelo(a) candidato(a) no site da CET-MG , ou pessoalmente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). 
Será emitido um comprovante de agendamento contendo dia, horário e local em que o exame será realizado.

Para agendar o exame de legislação e emitir a DAE, clique aqui.

Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.

O(A) candidato(a) poderá escolher dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário.  Para ser aprovado(a) no exame de Legislação, a pontuação do(a) candidato(a) deve ser igual ou superior a 21 pontos.  É possível consultar o resultado no site da CET-MG .  Informações importantes sobre a realização da prova de legislação

 

5 - Utilizar simulador de Direção 

Para obtenção da CNH na categoria B, o(a) candidato(a) poderá optar por realizar até 5 h/aula no simulador de direção, antes das aulas práticas em via pública. 
O simulador utilizado deverá estar disponível no mesmo CFC em que o(a) candidato(a) fará as aulas práticas em veículo. 

 

 6 - Realizar Curso de Prática Veicular 

Após aprovação na prova de legislação, você deve efetuar o pagamento da taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de iniciar as aulas práticas. 

Categoria B - É necessário que o(a) candidato(a) tenha realizado no mínimo 20 horas/aula de prática veicular em via pública. 

Categoria A - Para obtenção da categoria A, é necessário fazer no mínimo 20 horas/aula. 

Para imprimir ou gerar a 2ª via do DAE para expedição de licença de aprendizagem, clique aqui.

Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.

 

7 - Fazer o exame de direção veicular 

Para agendamento do exame prático de Direção Veicular, é necessário efetuar o pagamento do DAE do Exame de Direção. 
O exame é marcado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito de cada cidade. 

Obs.: Candidatos(as) da categoria AB deverão efetuar o pagamento de duas taxas, uma para exame categoria A e outra para exame de direção categoria B.   Candidato(a) reprovado(a): O(A) candidato(a) deverá efetuar o pagamento de novo DAE e procurar o CFC para que seja agendado um novo exame de prática veicular.   Candidato(a) ausente: O(A) candidato(a) que não comparecer ao Exame de Direção Veicular, pode procurar o CFC para marcar um novo exame, após o pagamento de novo DAE.  Para imprimir ou gerar a 2ª via do DAE para Exame de Direção ou Repetência, clique aqui.
QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Todo(a) cidadão(ã) que possuir os pré-requisitos necessários para iniciar o processo de obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) que são: 

Ter 18 anos completos (ser penalmente imputável;  Saber ler e escrever;   Possuir documento de identidade ou equivalente;  Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);  Possuir comprovante de residência. 
QUANTO TEMPO LEVA?

O(A) candidato(a) tem 1 ano para concluir o processo para obtenção da PPD, a contar da data da inscrição. Finalizando os 12 meses e o candidato não tenha concluído o processo, será necessário começar novamente o processo, salve os casos em que o Contran prorrogue o prazo. 

UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.

  • Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE
      

  • Acesse -> Entrega da Permissão para Dirigir (PPD): A Permissão para Dirigir (PPD) será enviada ao endereço do condutor(a) que consta no sistema da CET-MG  e será entregue pelos Correios em até dez dias úteis após a aprovação em exame de direção veicular. Serão realizadas três tentativas de entrega, pelos correios, e caso não seja atendido, a PPD ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do condutor por 20 dias. Após esse período, será enviada na capital para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça 7, e no interior será disponibilizada na unidade de referência da sua localidade (UAI/Delegacia de Trânsito da cidade).  

  • Realizar prova de legislação (Informações importantes) 

  • Cancelar agendamento: Caso o(a) candidato(a) deseje mudar a data da prova, deverá comparecer a CET/Ciretran e solicitar o cancelamento em até 48hs úteis antes da data da prova.  

  • Reagendamento: O(A) candidato(a) poderá agendar uma nova data para fazer a prova, 24h após o cancelamento. 
    O reagendamento pode ser feito pelo site. 

  • Candidato(a) reprovado: Após o lançamento do resultado, o(a) candidato(a) poderá agendar novo exame, mediante o pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE).  

  • Candidato(a) ausente: O(A) candidato(a) que não comparecer à Prova de Legislação, pode marcar um novo exame, após o pagamento de novo DAE. 

  • Agendar exames Psicológico e de Aptidão Física e Mental (Informações importantes) 

  • O(A) candidato(a) não poderá escolher o local em que fará o exame, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das clínicas. O agendamento deverá ser feito por meio do número de telefone impresso no Documento de Arrecadação Estadual (DAE).  
    O Artigo 39 do Decreto 44546/2007 regulamenta a distribuição imparcial e aleatória das solicitações de exames, por meio de divisão equitativa. A taxa dos exames médico e psicotécnico, devem ser pagas na clínica, no dia do exame (para saber as formas de pagamento disponíveis, entre em contato com a clínica). Ainda na clínica, será tirada a foto do candidato, que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O resultado dos exames é informado no mesmo dia ao(a) candidato(a), assim como o motivo de reprovação, caso aconteça. Se considerado apto, o(a) candidato(a) poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pela CET-MG, para iniciar as aulas de legislação.   

  • Obs.: Caso o(a) candidato(a) não possa comparecer à clínica na data agendada, este poderá marcar uma nova data, sem que seja necessário qualquer pagamento adicional. 

  • Caso deseje renunciar a uma categoria pendente para obter a PPD apenas na categoria já aprovada, acesse: Requerimento de Renúncia às categorias simultâneas em processo de habilitação

  • Valor cobrado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) - Os Centros de Formação de Condutores (CFC) não têm preços regulamentados para seus serviços, sendo a escolha do candidato dirigir-se ao de sua preferência. Antes de iniciar qualquer procedimento no CFC, o candidato pode pesquisar os valores cobrados pelos serviços oferecidos pelos CFCs credenciados para realização do curso. Se sentir que está sendo prejudicado por preços abusivos, procure o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para reclamar e obter instruções sobre como proceder. Os valores de todas as taxas e obrigações legais da CET-MG podem ser pesquisados na Delegacia de Trânsito de sua cidade ou no site da CET-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155. 

Documentos Necessários

Será considerado válido somente documento de identificação conforme a Lei 12.037/2009

INSCRIÇÃO INICIAL

  • Documento de identificação atualizado com CPF (original);
  • Comprovante de endereço - O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.

DOCUMENTO A SER APRESENTADO NA CLÍNICA MÉDICA E PSICOLÓGICA

  • Documento de identificação atualizado com CPF (original).
Valor
  • Inscrição para primeira habilitação: R$ 105,59.
  • Exame médico: R$ 211,78. (Deve ser pago na clínica)
  • Exame Psicológico: R$ 211,78. / Repetência do exame psicológico: R$ 84,70 (Deve ser pago na clínica)
  • Exame de Legislação ou Repetência: R$ 105,59.
  • Expedição de Licença de Aprendizagem: R$ 79,20.
  • Exame de Direção ou Repetência: R$ 105,59.