Notícias

DETRAN/MG oferece 600 vagas para cursos de educadores de trânsito à distância


Por Detran-MG
12/10/2012 10:39:00 - Atualizado Há 13 anos

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais, por meio da Coordenação de Educação de Trânsito (CET/DETRAN/MG), oferece 600 vagas para o curso de capacitação de educadores de trânsito à distância. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem ser feitas pelo sítio do Detran MG na seção Cursos de capacitação. O curso gratuito será realizado do dia 26 de novembro de 2012 a 2 de março de 2013.

O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MG). Disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SENAC Minas, o curso é monitorado por tutores e tem duração aproximada de três meses. A carga horária de 80 horas é direcionada a educadores, analistas, especialistas em Educação e professores de escolas das redes municipal, estadual e particular em todo o Estado de Minas Gerais. O aluno deve ter um aproveitamento mínimo de 70% das atividades propostas.

De acordo com a coordenadora da CET, Maria Cecília Lopes de Abreu, o objetivo do curso é possibilitar a educadores introduzir o tema trânsito como projeto pedagógico e nos conteúdos programáticos das escolas. Cecília Abreu acrescenta que, a abordagem interdisciplinar feita em ambientes escolares, vai permitir a disseminação do assunto. A coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN/MG ressalta ainda que com as estratégias teóricas, embasadas em situações vivenciadas no dia a dia de pedestres e condutores de veículos, o aluno obterá recursos didáticos para auxiliá-lo na exposição do tema e que pode ser aprimorado por debates em salas de aula.

Para o chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel, os educadores são importantes aliados na ampliação da rede de colaboradores que trabalham para a diminuição da violência do trânsito. “O debate dentro das salas de aula entre professores e alunos demonstra a relevância do assunto e é um passo importante para a conscientização da família sobre o assunto”, acredita.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cet.detran@pc.mg.gov.br

Assessoria de Comunicação – DETRAN/MG
comunicacao@detran.pcivil.mg.gov.br
(31) 9363-0990
Texto: Natalina Pontes

Atenção ECV'S

Conforme a Comunicação CET/DGCV nº 05/2024, as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV's) devem realizar a atualização de seus dados cadastrais de e-mail e telefone, no Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE), até o dia 2 de maio de 2024.